terça-feira, 29 de abril de 2014

FDA: injeção de corticoide no espaço epidural pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves
 
A injeção de corticoides, incluindo metilprednisolona, hidrocortisona, triancinolona, betametasona e dexametasona, no espaço epidural para o tratamento da dor pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves, segundo alerta da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
A injeção de corticoide no espaço epidural da coluna pode resultar em eventos adversos raros, mas graves, incluindo a perda de visão, derrame, paralisia e morte. As injeções são dadas para o tratamento de dores no pescoço e nas costas, irradiando para os braços e pernas. A eficácia e a segurança da administração peridural de corticosteroides não foram estabelecidas e a FDA não aprovou este uso para os corticosteroides.
FDA está exigindo a adição de uma advertência na bula desses corticoides injetáveis para descrever estes riscos.
Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os riscos de injeções epidurais de corticoide dentro da comunidade médica, a FDA’s Safe Use Initiative convocou um painel de especialistas, incluindo especialistas em gerenciamento de dor para ajudar a definir as técnicas para essas injeções que reduziriam danos evitáveis. As recomendações do painel de especialistas serão liberadas quando forem finalizadas. A FDA convocará uma reunião do Comitê Consultivo de peritos externos no final de 2014 para discutir os benefícios e os riscos das injeções epidurais de corticoide e para determinar se são necessárias novas ações da FDA.
Por enquanto, a recomendação é que os pacientes discutam os riscos e benefícios de injeções epidurais de corticoides com seus médicos, juntamente com os benefícios e os riscos associados a outros tratamentos possíveis.

Fonte: FDA, em 23 de abril de 2014

REFERÊNCIA

NEWS.MED.BR, 2014. FDA: injeção de corticoide no espaço epidural pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/pharma-news/537039/fda-injecao-de-corticoide-no-espaco-epidural-pode-levar-a-problemas-neurologicos-raros-mas-graves.htm>. Acesso em: 28 abr. 2014.

http://www.fda.gov/drugs/drugsafety/ucm394280.htm