segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FDA aprova nova medicação para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar



A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Vraylar (cariprazine), em cápsulas, para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar em adultos.
"A esquizofrenia e o transtorno bipolar podem ser incapacitantes e podem interferir significativamente com as atividades do dia-a-dia", disse Mitchell Mathis, diretor da Division of Psychiatry Products do FDA’s Center for Drug Evaluation and Research. "É importante ter uma variedade de opções de tratamento disponíveis para pacientes com doenças mentais para que os planos de tratamento possam ser adaptados para atender às necessidades individuais dos pacientes."
A esquizofrenia é uma doença mental crônica, grave e incapacitante. Tipicamente, os sintomas são vistos pela primeira vez em adultos com menos de 30 anos de idade e incluem delírios persecutórios; alucinações, principalmente auditivas; alterações no comportamento social e diminuição da resposta emocional. Os esquizofrênicos acreditam que outras pessoas estão lendo suas mentes ou controlando seus pensamentos.
O transtorno bipolar, também conhecido como psicose maníaco-depressiva, é outro distúrbio mental que causa mudanças incomuns no humor, energia, níveis de atividade e da capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia. Os sintomas do transtorno bipolar incluem períodos alternados de depressão e euforia, humor irritável, inquietação, pensamento acelerado, fala rápida, comportamento impulsivo e uma diminuição da necessidade de sono.
A eficácia de Vraylar no tratamento da esquizofrenia foi demonstrada em 1.754 participantes em três ensaios clínicos de seis semanas. Em cada um dos ensaios, Vraylar reduziu os sintomas da esquizofrenia em comparação com o placebo.
A eficácia do Vraylar no tratamento do transtorno bipolar foi mostrada em três ensaios clínicos de três semanas com 1.037 participantes. Vraylar reduziu os sintomas do transtorno bipolar em cada um dos ensaios.
Vraylar e todos os outros medicamentos aprovados pela FDA utilizados para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar têm uma advertência, alertando os profissionais de saúde sobre um aumento do risco de morte associado ao uso desses medicamentos em idosos com psicose relacionada à demência. Nem Vraylar, nem qualquer outra medicação nessa classe estão aprovadas para tratar esses pacientes.
Os efeitos colaterais mais comuns, relatados pelos participantes dos ensaios clínicos que receberam Vraylar para a esquizofrenia, foram sintomas extrapiramidais, como tremor, fala arrastada e movimentos musculares involuntários. Os efeitos colaterais mais comuns, relatados pelos participantes do ensaio que receberam Vraylar para o transtorno bipolar, foram sintomas extrapiramidais, necessidade de se movimentar (acatisia), indigestão (dispepsia), vômitos, sonolência e inquietação.
Fonte: NEWS MED
DATA: 24/09/2015

REFERÊNCIA:
Disponível em: http://www.news.med.br/p/pharma-news/804394/fda-aprova-nova-medicacao-para-tratar-a-esquizofrenia-e-o-transtorno-bipolar.htm>. Acesso em: 24 set. 2015.

Anvisa e agência japonesa firmam parceria para trabalhos técnicos sobre farmacopeia

A Anvisa e a Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos do Japão (PMDA) firmaram um Memorando de Entendimento para a condução de trabalhos técnicos relacionados à farmacopeia. O documento foi assinado pelo Diretor-Presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, durante o II Seminário Brasil – Japão sobre regulação de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. O evento ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro, em Tóquio. A parceria irá ampliar a troca de experiências, em especial nas metodologias de análise de produtos médicos e medicamentos biológicos. 
No evento, Jarbas Barbosa destacou o trabalho da Anvisa na revisão de seus processos de trabalho, de forma a otimizá-los. Segundo ele, a Agência está dando ênfase à redução dos tempos regulatórios, ampliação da transparência e foco em ações relacionadas a produtos de maior risco, objetivando o acesso mais rápido da população a produtos seguros e eficazes.
Durante o Seminário, representantes das duas nações compartilharam conhecimentos sobre regulação e fornecimento de produtos e serviços médicos eficientes e de alta qualidade, além de informações sobre sistemas sustentáveis para os setores de produtos farmacêuticos e de equipamentos. A discussão sobre mecanismo de troca de relatórios de inspeções de Boas Práticas de Fabricação para medicamentos e dispositivos médicos, o aumento da eficiência do processo de análise de registro e a regulação em terapias avançadas também foram temas discutidos. 
O evento foi promovido pela Anvisa em conjunto com a  PMDA, a Japan External Trade Organization (Jetro), a Associação Brasileira de Indústrias de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontólogicos e de Laboratórios (Abimo) e  a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed).


Fonte: CRF-RJ (Conselho Regional de Farmácia do rio de janeiro)
DATA: 24/09/2015

REFERÊNCIA: