quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Alerta para possíveis danos renais e cardíacos com o uso excessivo de fosfato de sódio para tratar constipação

Em um anúncio de segurança da Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, foi feito um alerta sobre o uso de mais de uma dose em 24 horas ou de uma dose excessiva de produtos de uso sem prescrição médica que contenham fosfato de sódio para tratar a constipação1. Esta dose excessiva pode causar danos raros, mas graves, aos rins2 e coração3 e até mesmo a morte.
O fosfato de sódio pode estar presente em produtos comprados sem prescrição médica que incluem soluções orais e enemas4 usados por via retal para o tratamento da constipação1. Os consumidores e os profissionais de saúde5 devem sempre ler as bulas e usar esses produtos como recomendado, sem exceder a dose indicada. A forma retal destes produtos nunca deve ser administrada a crianças com idade inferior a dois anos.
A FDA tomou conhecimento de relatos de desidratação6 grave e alterações nos níveis de eletrólitos séricos com o uso de uma dose que seja mais alta do que a dose recomendada, resultando em efeitos adversos graves em órgãos como os rins2 e o coração3 e, em alguns casos, resultando em morte. Estes eletrólitos séricos incluem cálcio, sódio e fosfato. Segundo os relatos, a maioria dos casos de danos graves ocorreu com uma única dose de fosfato de sódio que foi maior do que a recomendada ou com o uso de mais de uma dose por dia.
Alguns indivíduos podem estar em maior risco para os potenciais efeitos adversos quando a dose recomendada de fosfato de sódio é excedida, tais como:
  • Crianças pequenas.
  • Indivíduos com mais de 55 anos.
  • Pacientes desidratados.
  • Pacientes com doença renal7, obstrução intestinal ou inflamação8 do intestino.
  • Pacientes que estão usando medicamentos que podem afetar a função renal7. Estes medicamentos incluem diuréticos9, inibidores da enzima10 conversora de angiotensina (IECA) e bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) utilizados para tratar a hipertensão arterial11; e anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) como a aspirina, o ibuprofeno e o naproxeno.
A FDA já havia comunicado previamente sobre o risco de lesão12 renal7 com a utilização de produtos orais contendo fosfato de sódio em doses elevadas, usados para a limpeza do intestino antes da realização de uma colonoscopia13 ou outros procedimentos.

FONTE: Food and Drug Administration (FDA), de 8 de janeiro de 2014

REFERÊNCIA

·         NEWS.MED.BR, 2014. FDA alerta para possíveis danos renais e cardíacos com o uso excessivo de fosfato de sódio para tratar constipação. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/pharma-news/519382/fda-alerta-para-possiveis-danos-renais-e-cardiacos-com-o-uso-excessivo-de-fosfato-de-sodio-para-tratar-constipacao.htm>. Acesso em: 17 fev. 2014.


·         http://www.fda.gov/drugs/drugsafety/ucm381334.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de fazer seu comentário.. Estamos lhe esperando, com possíveis dúvidas, elogios e críticas saudáveis.. Cordialmente CIM Santarém